USINA DOS BRAGAS

Localizada no município de Itamonte, sul de Minas Gerais, a Usina dos Bragas está sob Concessão à Valfim desde o ano de 2006, gerando energia elétrica limpa e sem agressões ao meio ambiente, dentro dos rígidos padrões de segurança exigidos e com todas as autorizações dos órgãos competentes.


A NECESSIDADE DAS OBRAS APÓS AS ENCHENTES

Com a destruição causada pela força das águas nas enchentes de 2010, foi detectada a urgência na solução de inúmeros problemas de ordem estrutural na Usina dos Bragas.
Visando sempre a prioridade à segurança dos trabalhadores e das pessoas que residem nas proximidades da área da Usina, foi tomada a decisão pela paralisação da produção de energia e a imediata adoção de um plano de reestruturação de toda a área.

Toda e qualquer intervenção na área somente teve início após a aquisição das devidas licenças ambientais dos órgãos competentes, como:
IBAMA APA SERRA DA MANTIQUEIRA
IEF
PMMG
e POLÍCIA CIVIL DE MG.

Profissionais de Engenharia coordenaram os trabalhos de avaliação dessas necessidades que atingiam desde as vias de acesso à Usina, passando pela ponte de ligação à Casa de Máquinas e principalmente na base de sustentação da Barragem. (Veja a Página do LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA DE ENGENHARIA).

Seria uma tragédia anunciada a continuação dos trabalhos na Usina dos Bragas sem a tomada imediata das providências necessárias para a solução dos problemas estruturais. Certamente durante as próximas chuvas as consequências poderiam gerar danos irreparáveis à toda área, comprometendo o patrimônio instalado e principalmente colocando vidas em perigo.


PRINCIPAIS DANOS CAUSADOS PELAS ENCHENTES:

ÁREA PRÓXIMA À CASA DE MÁQUINAS



Uma cratera se abriu com a força das águas próxima à base do prédio. Além de oferecer risco às fundações da Casa de Máquinas, o local possui cabos de aterramento de energia. Foi necessário o escoramento e o preenchimento do buraco.

PONTE DE ACESSO À CASA DE MÁQUINAS

As águas afetaram a base de sustentação em uma das cabeceiras da ponte de acesso à Casa de Máquinas, mostrando a necessidade de se reestruturar esta base, com a reconstrução de parte do muro de contenção e o reforço das fundações.


Mesmo após o reparo, outra forte chuva levou parte do terreno recentemente reformado mas comprova-se a eficiência da proteção oferecida pelo muro de contenção construído. A área também possui cabos de aterramento de energia.

QUEDA DE BARRANCOS DA ESTRADA DE ACESSO


Parte do barranco localizado em uma das laterais da barragem da Usina cedeu com as fortes chuvas. Além de ameaçar a sustentação da barragem oferecia riscos à estrada de acesso à Usina e outras propriedades, com possibilidade de novos desabamentos.

Além desses problemas, riscos à barragem da Usina merecem um capitulo à parte pela gravidade apresentada. Confira na página GRAVES RISCOS À BARRAGEM.